Aplicativo que permite às comunidades se autorreferenciarem integrará base do Ministério público Federal
Confira o aplicativo revolucionário na luta por território no Brasil: o Tô no Mapa, uma iniciativa de diversas organizações não governamentais para ajudar comunidades tradicionais a serem reconhecidas.
Lançado em 2020, o aplicativo tem o objetivo de gerar dados sobre comunidades tradicionais em uma área de pelo menos 32 milhões de hectares de Cerrado, além de fortalecer ações de defesa do território e do meio ambiente, a partir de dados fornecidos pelas próprias comunidades.
O segundo relatório de resultados do projeto, divulgado este ano, já são 91 territórios tradicionais cadastrados. A plataforma agora passará a ser integrada ao banco de dados do Ministério Público Federal.
Desastres ambientais
“Prevenção” é a palavra-chave quando se fala em desastres naturais, como o que ocorreu há poucas semanas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Notícias como esta se repetem ano a ano.
Para garantir que o Estado cumpra o papel de proteger a população, no Congresso Nacional analisa diversas propostas para prevenir tragédias. O Brasil de Fato mapeou algumas delas e conversou com parlamentares e especialistas para entender como elas podem virar realidade.
Ainda sobre eventos climáticos extremos, o Bem Viver destaca a situação da Argentina, que há três semanas enfrenta uma onda de incêndios na região do estado de Corrientes. A própria população local está atuando para apoiar as autoridades na tentativa de conter o fogo. Mesmo com esses esforços, pelo menos 10% do estado já foi destruído.
Confira: https://tonomapa.org.br/